Blog da Kaxola

28..2019

A era das startups: o que fazer e o que não fazer para o seu negócio bombar!

A era das startups: o que fazer e o que não fazer para o seu negócio bombar!

Você sabe o que é uma startup? Para começarmos o nosso artigo, primeiro é preciso que você entenda o real significado desse tipo de negócio.

Na nossa visão, startup nada mais é do que um empresa em fase embrionária que busca um modelo de negócio inédito, escalável e possivelmente lucrativo, onde a grande prioridade é a inovação como aposta em um ambiente de alto risco.

 

O que a sua startup tem que ter? 

Inovação

A primeira e mais importante dica é a inovação. Sua principal missão como fundador de uma startup será pensar e encontrar soluções que nunca ninguém havia pensado antes. Ser diferente no mercado será a principal característica que poderá te levar longe.

Escalabilidade

Ter um negócio escalável é ter a certeza de que ele poderá crescer de maneira assustadora porém sem alterar a rota proposta no início, ou seja, o negócio cresce na medida que os custos ficam sempre os mesmos.

Fenômeno da repetição

Uma das grandes características de uma startup é a capacidade de se repetir. O que isso significa? Você entregar os mesmos produtos e serviços de modo reprodutivo, sem precisar customizar de maneira exagerada.

Flexibilidade

Como em toda aposta o cenário será recheado de incertezas, seu negócio terá que ser altamente flexível para enfrentar os percalços e saber navegar em um mar de altos e baixos. 

Trabalho em equipe

Geralmente as startups são pequenas, formadas por poucas pessoas. Por esse motivo a sua equipe tem a total necessidade de ser unida e ter como lema a sinergia entre todos.

Construir uma equipe sólida com profissionais multidisciplinares é o que fará seu negócio voar!

 

E o que não fazer?

Não tente esconder a sua ideia!

Esconder a sua ideia de amigos e pessoas mais próximas não é nada benéfico. Ter o feedback de pessoas que você confia pode ser essencial para o negócio engrenar. Além do que é comum que pessoas de fora consigam ver pontos que o próprio dono da ideia não consegue.

Cuidado na hora de achar o investidor!

A ideia já está toda escrita, mas antes de você sair correndo atrás de recursos para tirá-la do papel, é importante que você mapeie o mercado e encontre investidores com o perfil do seu negócio. Nunca aborde investidores que não se assemelhem com a sua ideia.

O produto não é seu!

Tome muito cuidado em criar uma ideia para você e já sair tentando vende-la. Nessa hora que uma pesquisa de mercado se faz necessária. As vezes o que é bom pra você não faz sentido para o seu cliente. 

Sua ideia é grande demais para não conhecer o mundo!

Nunca foque somente no mercado local. Pense e trabalhe para atingir um mercado mais global. Startup sempre tem que ser um negócio escalável. Colocar pouco dinheiro e receber muito. É necessário pensar grande!