Blog da Kaxola

07.Junho.2019

Vantagens do crowdsourcing ao empreendedor

Vantagens do crowdsourcing ao empreendedor

Post por UFABC Jr.

Imagine milhões de pessoas desconhecidas se unindo a favor de uma mesma causa, com um único objetivo: solucionar problemas em comum! Surge assim o crowdsourcing, palavra que veio do inglês através da união de multidão (“crowd”) e terceirização (“outsourcing”) para criar um conceito que tem como base a cooperação. O crowdsourcing nada mais é do que uma maneira colaborativa de entender e solucionar problemas. “É como se fosse um brainstorm de uma multidão”. O crowdsourcing tem como característica unir inteligência e conhecimentos diversos através da internet.

Não é novidade que o trabalho em equipe se apresenta muito mais eficaz do que o individual. Por isso, a partir da necessidade de unir forças, o crowdsourcing vem se destacando nos últimos anos. Nós estamos vivendo uma revolução colaborativa em diversas frentes, principalmente nas relações de consumo e de trabalho.

Como dito pela antiga executiva da Coca-Cola, Tatiana Leite, nesta palestra TED, a cultura do compartilhamento passa a ser a estrutura de uma nova economia. A economia compartilhada, em que compartilhar assume o lugar do possuir. Assim, a nossa relação com a propriedade passa a ser questionada. “Eu quero possuir um bem ou eu quero ter acesso aos benefícios que ele pode me oferecer?”.

Devido às possibilidades oferecidas para solucionar projetos, o crowdsourcing tem chamado cada vez mais a atenção de startups e grandes multinacionais. Exemplos ao redor do mundo mostram a força que há quando pessoas com interesses e valores em comum são unidas para solucionar problemas.

Veja abaixo alguns dos cases mais simbólicos do que é crowdsourcing e de empresas que já utilizaram:

  1. IBM: entre as maiores empresas de TI do mundo, em 2008 utilizou o crowdsourcing para encontrar pessoas pela internet que pudessem resolver problemas de acessibilidade em qualquer página de sua WEB.
  2. LEGO: oferece uma plataforma chamada Cuusoo em que qualquer pessoa pode mandar ideias de novos projetos, e aquele que alcançar mais de 10 mil votos populares é avaliado pelos diretores da empresa, podendo ser de fato produzido.
  3. Coca-Cola: uma das maiores investidoras em marketing e publicidade no mundo atual, frequentemente lança desafios na internet para a criação de slogans e design de seus produtos, oferecendo prêmios às soluções mais criativas.
  4. McDonald’s: Em 2011, na Alemanha, a rede de fast-foods lançou a campanha “My burger”. Nessa campanha, qualquer pessoa poderia montar um lanche com seu nome. Aquele que obtivesse o maior número de votos seria incluído temporariamente no cardápio local.
  5. Azul: provavelmente o case mais emblemático do Brasil. A ação de crowdsourcing da empresa aérea foi um pouco mais ousada. Em 2008, a companhia aérea lançou uma competição na internet para criar um nome para a empresa. O nome “Azul” foi o mais votado, definindo assim o seu nome oficial. A “Azul” foi além, e como recompensa, os criadores receberam tiquetes vitalícios para viajar pela companhia.
     

Agora, veja o caso da Coca-Cola!

Você ainda pode se perguntar: “Mas a Coca-Cola provavelmente é uma das empresas com identidade visual mais forte do mercado. Mesmo assim ela está "precisando" recorrer a desconhecidos na internet para solucionar problemas de design de produto?”, e a resposta é SIM! E não há nenhum problema nisso! O fato de você recorrer a pessoas de fora da empresa não significa que o seu negócio esteja passando por maus bocados. Apenas nos mostra que o crowdsourcing é uma excelente ideia. Além de ser uma alternativa gratuita para você reunir pessoas de inteligências e visões diferentes, a fim de agregar conhecimento e resolver projetos de uma maneira inovadora e não enviesada.

Plataformas de crowdsourcing para a sua empresa

Kaxola: você agencia sua ideia no site, e o site faz buscas por compradores de seu projeto.

Crowdtest: é uma plataforma de crowdsourcing voltada para o mundo tecnológico. Em especial para empresas que queiram testar seu aplicativo. Cadastrando seu app no site, usuário reais o testarão com o objetivo de encontrar falhas.

Redes sociais: sim, as redes sociais podem ser usadas como uma ferramenta para buscar novas ideias que poderão contribuir para o seu projeto. Nesse caso, o LinkedIn talvez seja a melhor ferramenta para unir diferentes conhecimentos.

Normalmente temos dificuldades em aceitar algo novo, ainda mais quando estamos falando de pessoas estranhas tomando decisões em nossa empresa. Contudo, é preciso sermos sensatos para observarmos que a era do individualismo já tem se mostrado ineficiente. Pensar de maneira colaborativa é se preparar para o futuro. Como costumava dizer Michael Jordan: “Talento vence jogo, mas somente trabalho em equipe ganha campeonato”.

E aí, está preparado para compartilhar ideias e buscar soluções inovadoras para seus projetos? Não perca tempo e faça parte da era da criação social, era das multidões: a era do crowdsourcing!

Materia original: https://ufabcjr.com.br/crowdsourcing/