Blog da Kaxola

22.Maio.2020

O papel do crowdsourcing nesse novo mundo

O papel do crowdsourcing nesse novo mundo

Todos nós sabemos da tendência e consequência para a economia colaborativa pós crise no mundo, que consiste no raciocínio de que , nos unindo, temos a capacidade de fazer mudanças mais consistentes. E no Brasil não será diferente!

Dentro dessa economia aplicada à tecnologia, existem plataformas e modelos de negócios que reúnem profissionais capazes de entregar soluções complexas em um curto período de tempo com qualidade e segurança.

O que é crowdsourcing ?

Imagine milhares de pessoas desconhecidas se unindo a favor de uma mesma causa, com um único objetivo: solucionar problemas em comum! Surge assim o crowdsourcing, palavra que veio do inglês através da união de multidão (crowd) e terceirização (outsourcing) para criar um conceito que tem como base a cooperação. O crowdsourcing nada mais é do que uma maneira colaborativa de entender e solucionar problemas. “É como se fosse um brainstorm de uma multidão”. O crowdsourcing tem como característica unir a inteligência coletiva.

Com a necessidade atual de unir forças, o crowdsourcing já vinha ganhando adeptos e se destacando nos últimos anos em diversos países do mundo, mas no Brasil ainda enfrentava algumas resistências comerciais por  ser um modelo ainda desruptivo que vai de encontro a modelos ainda conservadores e tradicionais nas grandes corporações que muitas vezes esses departamentos são ainda internos ou amarrados com grandes agencias. Também vale considerar a falta de plataformas preparadas para esse objetivo até a chegada da www.kaxola.com

Além do enfrentamento à pandemia , nós estamos vivendo uma revolução colaborativa em diversas frentes, principalmente nas relações de consumo e de trabalho. E nesse “Novo normal” com certeza o crowdsourcing  já é uma excelente oportunidade para  romper alguns paradigmas e gerar soluções com ótimo custo-beneficio.

Por isso, criar uma cultura centrada na escuta estratégica do coletivo é uma dica de baixo investimento ,  ágil e que pode beneficiar diversas organizações.

Quais são as vantagens para as empresas nesse momento?

Habilidades diferenciadas

São diversos perfis de profissionais em suas mais variadas áreas e formações acadêmicas.

Inovação

Nesse momento de crise, a inovação é a regra para a sobrevivência no mundo corporativo. Por isso, muitas empresas investem em estratégias que incentivam a geração de novas ideias para as suas demandas. Apesar de os colaboradores serem a principal engrenagem da inovação, profissionais externos podem potencializam os resultados.

Quando a empresa utiliza só mão de obra interna, a inovação fica limitada, é importante firmar um ciclo de inovação permanente e sustentável.

Velocidade

A agilidade é um dos pontos mais interessantes no crowdsourcing. Imagine que serão centenas ou até milhares de mentes pensando em uma solução para o seu projeto/problema. Pense na quantidade de ideias que serão criadas para gerar solução! Alguns criativos são mais rápidos que outros, mas a questão não é apenas sobre rapidez, mas sim sobre a solução do problema, o desenvolvimento da melhor aplicação. Empresas como HARLEY DAVIDSON, NASA, COCA- COLA E MC DONALD’S já utilizaram crowdsourcing para solucionar algumas dores internas.

Qualidade

Antes de cada entrega existe uma triagem do que foi produzido o que garante a assertividade da entrega.

Marauê Carneiro
Sócio-fundador da plataforma www.kaxola.com