Blog da Kaxola

18..2019

Ler é o caminho para a criatividade! Sete livros para abrir a sua Kaxola

Ler é o caminho para a criatividade! Sete livros para abrir a sua
Kaxola

Podemos dizer que a criatividade é como andar de bicicleta. Quando pegamos o Flow criativo não desaprendemos nunca mais. Porém como tudo nessa vida, é preciso de muita prática para não enferrujar.

Algumas maneiras de você estimular a sua criatividade é pintar, escrever, fotografar, assistir um file ou ler.

Ler é uma das principais armas para você que deseja ser um criativo nota 10!

Por isso listamos sete livros que podem te ajudar e muito a ser uma pessoa mais criativa.

Confere aí!

1 - Criatividade S.A., de Ed Catmull

Ed Catmull é presidente da Pixar, estúdio que ajudou a fundar ao lado de Steve Jobs. Nesse livro, ele divide as lições e os aprendizados nesse cargo, mostrando como se constrói uma cultura de criatividade, em uma ótima obra para quem busca inspiração. Ele destaca a importância da reunião de equipes e do uso do brainstorm, já que ele ensina que um problema difícil é melhor solucionado quando várias mentes excelentes trabalham
nele.

2 - O Despertar na era da criatividade, de Lois Robbins

O livro mostra como a criatividade será o diferencial para definir os vencedores. Lois Robbins fala sobre como a rapidez com que ocorrem as transformações na era digital exige uma postura bastante ágil de todos que querem criar e inovar.

3 - Um toc na cuca, de Roger Von Oech

A obra mostra quais são os principais bloqueios que limitam o pensamento criativo. O autor ensina que o caminho para a inovação está em encarar as coisas de uma maneira diferente, descondicionando sua forma de pensar.

4 - Roube como um artista, Austin Kleon

Este livro é um dos clássicos para quem quer ser mais criativo. Em “Roube como um artista” Austin Kleon quebra o paradigma de que para sermos criativos precisamos criar algo completamente novo que jamais existiu. Neste livro simples e objetivo, temos nossa percepção sobre criatividade transformada e aprendemos a encontrar formas de fazer algo criativo inspirando-se e “roubando” de outras pessoas, sem que aquilo se torne apenas uma cópia do trabalho de alguém.

5 - Criatividade, Osho

Em “Criatividade” Osho propõe um mergulho nas nossas próprias profundezas com o
objetivo de encontrar a criatividade através do amor. Uma das reflexões mais legais é a de que você, mesmo não fazendo um trabalho essencialmente criativo, pode ser criativo na sua profissão. Isso porque, segundo ele, para ser criativo você só precisa amar o que está fazendo sem se importar com o mundo exterior. É assim que a criatividade se manifesta.

6 - A arte da criatividade, Rod Judkins

Um outro ótimo livro sobre criatividade é “A arte da criatividade”. Ele tem uma estrutura diferente, justamente para brincar com o fato de que a criatividade é, justamente, fazer as coisas de forma diversa e fazer com que sua cabeça pense. O livro não segue uma ordem, você acaba o folheando e lendo sem muita lógica, o que é super interessante.

Outro ponto legal é que em meio às explicações sobre processo criativo o autor nos traz exemplos e histórias incríveis de grandes figuras criativas como Salvador Dali, Coco Chanel e Francis Ford Coppola.

7 - Isto não é um livro, Keri Smith

Este livro – que não é um livro – é uma ótima forma de estimular sua criatividade se
você quer algo mais prático. É basicamente um caderno de atividades onde a autora propõe tarefas para que você possa exercitar sua criatividade e tirar um tempo para criar algo. Por mais bobo que possa parecer, ter este tempo ajuda demais.

Justamente porque, muitas vezes, o que falta em nossa vida criativa é um pouco de tempo para ficar sem fazer nada, para relaxar e realmente deixar nossa mente vagar. Portanto, este pode ser o livro perfeito para você começar a se libertar.