Blog da Kaxola

16.Julho.2019

Marketing - Verão com crowdsourcing

Marketing - Verão com crowdsourcing

O verão 2019 do departamento de marketing de uma das maiores holdings do Brasil já está definido. Em abril deste ano, lançamos um desafio na nossa comunidade para que criativos dos quatro cantos do país pudessem tirar ideias da cabeça e colocar na Kaxola.

Aproximando marketing e mercado

O desafio criativo Verão Feminino foi desenvolvido como uma forma de gerar ideias para criarmos uma campanha para integrar diversos produtos da holding em um único conceito de marketing. Além de recebermos ideias de pessoas com perfis diversos, tivemos a oportunidade de trabalhar perto, tanto do público que consome os produtos da holding, como aqueles que não são consumidores diretos.

O uso de crowdsourcing no desenvolvimento de campanhas de marketing é uma maneira de inverter seu fluxo de aceitação. O planejamento das ações já nasce da opinião dos próprios consumidores, aproximando diretamente todos os envolvidos da cadeia criativa (ex.: departamento de marketing, agências de publicidade e executivos decisores) ao mercado.

Engajamento do público com a marca

Para a comunidade de criativos da Kaxola, o desafio foi uma oportunidade única de contribuir no desenvolvimento de uma campanha publicitária de nível nacional. Criativos selecionados ainda puderam ter seus trabalhos expostos a grandes marcas do mercado, além de concorrer à remuneração caso sua ideia fosse a vencedora.

Segundo a vencedora do desafio, Amanda Cassenote Ribeiro:

As ações da Kaxola são uma oportunidade para os criativos de todo o Brasil mostrarem seu valor e surpreender o mercado com novas ideias. Já tive a oportunidade de ganhar uma vez na campanha de Tele Sena de Natal e foi muito emocionante para mim. Desde então sigo acompanhando e participando dos desafios. Foi uma surpresa muito feliz ganhar o desafio Verão Feminino. Acredito que a minha ideia irá trazer um novo olhar às campanhas femininas, valorizando as mulheres guerreiras, que lutam diariamente pela sua autonomia e sustento.

O poder do crowdsourcing

Vivemos uma revolução colaborativa, em que inovações borbulham nas mais diferentes áreas da economia e em que startups que apostam neste modelo (ex.: Uber, Airbnb e Kickstarter) hoje já superam grandes players. Com um mercado cada vez mais exigente, empresas precisam se aproximar dos seus consumidores em todas suas áreas de atuação. As ideias geradas para o desafio Verão Feminino provam mais uma vez a eficácia de ter milhões de cabeças engajadas em resolver um único problema.

Comece uma campanha com crowdsourcing

Engajar milhares de mentes para resolver um problema da sua empresa não é necessariamente uma tarefa simples, mas modelos de serviço - como o “Desafio Criativo” da Kaxola.com -, foram criados especificamente para te ajudar neste processo.