Blog da Kaxola

19..2019

Plano de negócio: a alma de uma startup!

Plano de negócio: a alma de uma startup!

Hoje vamos falar sobre a importância de um plano de negócio para a sua startup.

Assim como qualquer empresa, o seu sonho precisa necessariamente de um plano de negócio. Ele será muito mais impreciso e menos detalhado do que o de uma empresa já estruturada, mas isso não diminui a sua importância.

Os fundadores de uma startup sempre precisam estar conectados e informados em qual tipo de mercado eles irão mergulhar. Além disso, é necessário tornar a proposta da nova empresa o mais coerente possível. Ter um time todo envolvido nos mesmos objetivos e propósitos será fundamental para um início de sucesso.

Para construir um plano de negócios, você vai precisar se basear em alguns pilares essenciais. Esses pilares te guiarão rumo ao negócio emergente, auxiliando seus gestores a elaborar dúvidas, avaliar iniciativas e investimentos conforme sua relevância para a continuidade do processo.

Cinco pilares essenciais para fechar um plano de negócio

Aqui estão todos os pontos que vão te ajudar a transformar o seu sonho em realidade. Alguns deles dependem da sua ideia, e alguns irão te demandar muita pesquisa. Mas aí vão as dicas para fazer o seu negócio sair de vez da Kaxola! 

Propósito

Qual é a sua ideia e o seu olhar para o negócio? O que ele irá contribuir para uma mudança verdadeira na vida das pessoas? Se você tem essas respostasm sua empresa já começa a dar pequenos indícios de um futuro de sucesso.

Público-alvo

A realização do seu negócio vai depender mais de saber sobre quem vai consumir o seu produto, do que sobre o seu próprio produto. Não adianta ter uma ideia espetacular, se ela não brilha os olhos e as necessidades do seu público.

É muito importante que você pesquise, e entenda qual é o tipo de pessoa que irá consumir a sua ideia. Hábitos, necessidades, expectativas.

Pode confiar: será mais fácil você ter que mudar o seu negócio do que mudar o comportamento do seu público!

Problemas?

Infelizmente eles irão aparecer. Aproveite a sua pesquisa de público para tentar prever todos os problemas desse grupo que poderão aparecer durante o percurso.

Ouça, entreviste, rastreie. Descobrir quais são as atuais insatisfações dos seus consumidores pode ser fatal para você se destacar no mercado!

Análise da concorrência

Já sabe quem você vai encarar no mercado? Seu negócio pretende conquistar um certo tipo de público, mas quem já tem conquistado eles? É de suma importância conhecer o cenário antes de entrar para o mercado e tentar batê-los.

Pra não nos alongarmos muito, uma dica: seu negócio terá que oferecer algo que ninguém ainda oferece. E se for oferecer algo que alguém já faz, você terá que ser melhor. É um grande desafio, mas com uma dose de inovação e superação você consegue!

Recursos

Por último, e não menos importante: o Money!

Embora as startups consigam crescer de maneira rápida, será benéfico para o seu negócio você manter uma reserva financeira, para se sustentar até que o lucro e o retorno apareçam.

Não se esqueça que seus gestores precisarão de um mínimo planejamento de recursos humanos e financeiros para que a balança fique estável e seu negócio navegue tranquilo.

Resolvido! Com esses cinco pilares você estará pronto para entrar com tudo no mercado e construir um plano de negócio inédito.

Depois é só colher os frutos e alcançar o sucesso!